segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Cultura Popular do Recôncavo Baiano


Bahia estado que traz em sua identidade uma grande riqueza cultural e histórica. Celeiro de grandes artistas que produziram muito mais que beleza e história mas que fizeram cultura.
Conhecida por muitos como “ A Terra da Felicidade” pelo seu esplendor e alegria que enfeita o Brasil com suas cores, danças e tradições populares.
Influenciada por costumes de vários povos adquire uma diversidade de manifestações que dentre elas pode-se destacar a festa de Nossa Senhora da Boa morte ( festa de significado político,social e religioso); O bumba-meu-boi ( Figura originada no fim do século XVIII nas fazendas de gado do Nordeste, representando a vida, morte e ressurreição de um boi através de cantos, danças e declarações); O Maculelê (Dança inicialmente de origem Africana mas quando vinda ao Brasil sofreu adaptações indígenas, era também utilizada como forma de defesa contra os feitores na hora da fuga do cativeiro); O Samba de Roda (caracteriza-se por uma roda em que homens e mulheres sambam, são muito animadas e geralmente começam após as rodas de capoeira).O Nego fugido (De origem africana, mantida desde o século XIX. Que consiste em uma recriação das lutas da resistência negra contra o regime escravocrata); outros como o Lindro Amor, A burrinha, Zabiapunga e etc. também fazem parte das diversas manifestações existentes no recôncavo baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário